Um livro sobre Design de Games

Ultimamente, a variedade de livros voltados ao estudo dos jogos tem aumentado de forma interessante, reflexo de um mercado que começa a se mostrar promissor. Nesse sentido, um dos livros que merecem uma atenção especial por parte daqueles interessados em montar uma biblioteca sólida sobre o assunto é Design de Games – uma abordagem prática, de Paul Schuytema, editado pela Cengage Learning.

capa do livro Design de Games do Paul Schuytema

Com prefácio de John Romero, o livro é dividido em três partes. Na primeira, abrangendo seis capítulos, Paul busca deixar bem claro o papel do designer de games, habilidades que devem ser desenvolvidas para se tornar um game designer, passa pela importância da elaboração do documento de game design (GDD) e termina apresentando a linguagem de scripts Lua, bastante utilizada no desenvolvimento de games.

Na segunda parte, um pouco menor com três capítulos, são abordadas questões como requisitos básicos para um jogo, as percepções e emoções do jogador, como os estímulos podem ser usados no desenvolvimento de um game e apresenta desafios que podem ser colocados para deixar o jogo mais atraente.

E na terceira parte, com oito capítulos, são discutidos aspectos como a interface com o jogador, gerenciamento de inventário, narrativas, o cuidado com a elaboração do ambiente, o uso da Inteligência Artificial e em seu final traz recomendações para quem quer entrar nesse mercado, discute a importância do portfolio e da atualização constante, além da possibilidade de criação de seu próprio negócio.

Algo muito interessante sobre o livro é que ele traz exercícios que o aspirante a designer pode fazer, entrevistas e depoimentos de personalidades relevantes da indústria como Noah Falstein, Al Lowe e Steve Metersky, além de apresentar vários casos, fazendo uma conexão com a realidade do dia-a-dia do designer e não ficando apenas na teoria.

Sem dúvida é atualmente um dos melhores livros em Português sobre design de games. Uma aquisição que deve ser considerada para sua biblioteca.