Morreu o responsável pela principal inovação nos pinballs

Coisas da vida. O responsável pela principal inovação nas máquinas de pinball, Steven Frank Kordek, morreu em 19/02/2012 aos 100 anos de idade em uma casa de saúde no estado de Illinois (EUA) após uma carreira no ramo que durou mais de 50 anos e incluiu mais de 100 jogos de pinball desenvolvidos, dentre eles os famosos Space Mission e Grand Prix.

Steve Kordek, morreu aos 100 anos de idade

Kordek observou que os pinballs do final da década de 1940 chegavam a ter seis flippers, como um famoso jogo de 1947 chamado Humpty Dumpty, criado pela companhia de David Gottlieb, que havia inventado a primeira pinball machine moderna em Chicago por volta dos anos 1930.

Trabalhando em uma outra companhia que queria entrar no mercado de pinballs, Kordek não dispunha de um grande orçamentos para inovações, mas percebeu que se reduzisse o número de flippers e os colocasse mais próximos ao jogador – na parte inferior da máquina – melhoraria a jogabilidade. Além disso, reduziria o custo de fabricação das máquinas.

O resultado foi que em 1948, o jogo criado por Kordek, chamado Triple Action, foi um grande sucesso em uma feira de fabricantes de máquinas de pinball.

Depois de deixar a Gemco em 1960, Kordek foi trabalhar como game designer na Williams, um dos grandes fabricantes de pinball machines nos EUA, onde teve oportunidade de influenciar a formação de designers como Pat Lawlor, responsável por sucessos como a Família Addams e Twilight Zone, e Steve Richie, que projetou Terminator 2: Judgment Day.

Outras inovações creditadas a Kordek foram o modo multiball, cujo primeiro jogo foi Beat The Clock, e os drop targets, que apareceram em Vagabond.

Kordek aposentou-se em 2000 e declarou ter se divertido muito trabalhando no ramo de design de jogos para pinball machines. Além disso, numa entrevista dada ao jornal Chicago Tribune em 2009, revelou que “O que atrai um jogador, em primeiro lugar, são as figuras da mesa. Depois, se o que ele vê no campo de jogo for diferente, será um sucesso. E quando as características (do jogo) forem tão excitantes ele irá querer colocar mais dinheiro lá (na máquina), então você o tem (referindo-se ao jogador).”

Fontes: Pinball News e The Washington Post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.