Brasil, 523 anos

Mapa do Brasil

Hoje comemoramos os 523 anos do descobrimento do Brasil, um país tão rico em vários aspectos e tão pobre em outros, como por exemplo nas condições de vida de boa parte de sua população e no uso que se faz da arrecadação de impostos, taxas e contribuições, embora para essa última o Estado brasileiro funcione como uma máquina de precisão.

Ouço desde criança que o Brasil é o país do futuro, só que esse futuro parece nunca chegar. É claro que houve avanços em vários campos, mas muito ainda há o que fazer e isso passa por questões para as quais os ocupantes dos Três Poderes precisariam direcionar mais atenção e não é estranho questionar até que ponto estão realmente interessados nisso. Saúde e Educação, para começar.

Que o futuro reserve a quem estiver nele um Brasil melhor, onde se possa pelo menos viver razoavelmente bem, onde todas as pessoas tenham o que comer e onde morar, onde haja um sistema público de Saúde que consiga realmente atender às necessidades de quem precisa e onde haja serviços privados de Saúde para quem quiser deles usufruir; onde se possa ter uma Educação pública, gratuita e de qualidade, mas também possa ter Educação privada de qualidade para quem quiser dela desfrutar; onde se possa buscar emprego e onde se possa empreender; onde se possa sair de casa com maior tranquilidade, sem a preocupação de eventualmente não conseguir voltar vivo no fim do dia; onde a criminalidade seja combatida com meios justos e eficientes e a impunidade não seja uma constante, onde a corrupção e os desmandos sejam cada vez menos presentes.

Esses são apenas alguns desejos que acredito compartilhar com muitas outras pessoas de todas as idades, etnias e de tantas outras características que fazem o Brasil ser um dos países com maior diversidade no planeta e que pode usar essa diversidade a nosso favor, crescendo e ao mesmo tempo trazendo à sua população a certeza de que aqui pode ser o melhor lugar para se viver.

Finalmente, para não deixar a tradição de lado, fica aqui meu Huhu! para o aniversariante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.